terça-feira, 15 de março de 2011

VISTA GROSSA

Acessibilidade é para todos!

Enquanto a sociedade se mobiliza com a elaboração de leis que devem proteger os direitos de cidadãos com necessidades especiais; enquanto o Ministério Público se une às entidades que representam esses cidadãos, no intuito de que essas leis sejam levadas a sério e cumpridas, a fiscalização de obras da Prefeitura deixa passar irregularidades como esta, flagrante de uma obra particular.
Vejam um degráu recentemente construído em uma calçada de um bairro central de Franca.

Reparem na diferença de nível existente entre a calçada nova de uma garagem, em relação ao portão do seu vizinho. Algum cadeirante, algum idoso, algum deficiente visual, conseguiria transpor tamanho obstáculo sem correr sério risco? Será necessária novamente a intervenção do Ministério Público para que direitos garantidos em lei prevaleçam?

Existe um fiscal que responda por obras naquela região? Se sim, por que ele não tomou as providências de ofício? É preciso sempre que alguem chie para que o que deve ser feito, seja feito? Por que na área de serviços públicos tem sempre de ser assim? Não dá para entender.
Parece ser uma brincadeira, mas o assunto é sério.

Será que acessibilidade é só brigar com bares e restaurantes que usam o espaço público? Não seria conveniente maior rigor na observação das obras que acontecem pela cidade, e assim tornar naturalmente a cidade melhor e mais humana?
Ou se tomam providências preventivas contra esses tipos de abuso, ou continuaremos a assistir cada vez mais mães passeando com carrinhos de bebês nas ruas. As calçadas de Franca estão cada vez mais cheias de obstáculos, e a população cada vez mais preferindo andar pelo meio das ruas, aumentando o risco de ocorrência de acidentes graves.
Como diz a sabedoria popular, é melhor prevenir do que remediar.

Um comentário:

  1. Vejo isso como uma falta de respeito. Não é preciso ter necessidades especiais pra encontrar dificuldade andando nas calçadas na nossa cidade. Consciência, é disso q o povo precisa!

    ResponderExcluir