segunda-feira, 28 de março de 2011

Franca: um amontoado de problemas ou de soluções?


“Quando assumimos, as escolas estavam em uma situação muito ruim” - Sidnei Rocha, prefeito de Franca.
“Nós queremos deixar as escolas e as creches em ótimas condições para o prefeito que nos substituir, ao contrário de como recebi a prefeitura.” - Sidnei Rocha, prefeito de Franca.
“Essas declarações são, no mínimo, infelizes. O Sidnei tem a mania de achar que Franca, antes dele, era um amontoado de problemas, o que não é verdade” - Gilmar Dominici, ex-prefeito de Franca.
“Em oito anos de governo, construímos sozinhos, sem recursos estaduais e federais, 23 novas escolas, contratamos 500 professores. A educação sempre foi uma prioridade.” - Gilmar Dominici, ex-prefeito de Franca.
“Educação de qualidade não é só construir prédio. É preciso pensar em como coloca-los em funcionamento. Eu contratei 500 professores. Não sei como será com esta administração”. - Gilmar Dominici, ex-prefeito de Franca

Olhe, eu não inventei nada disso. Estou apenas transcrevendo trechos do jornal Comércio da Franca, edição de 20/03/2011. Todas as frases acimas foram motivadas pela notícia de que a Prefeitura de Franca criou um pacotaço de obras para a área da educação, no valor de mais de 60 milhões de reais, destinado a reforma e ampliação de 58 escolas municipais, alem da construção de novas 6 unidades e reforma e ampliação de 11 creches, alem de construção de outras nove.

Se Franca ainda é hoje um amontoado de problemas, seis anos após o fatídico período do PT na Prefeitura, imaginem como estava em 2005, logo após o desastre! Ou será que nessa época era um amontoado de soluções? Franca hoje é infinitamente melhor do que em 2005, e apesar de todos os problemas e os enormes desafios que a cidade ainda precisa vencer, ninguém quer a volta da desordenada administração que desastradamente permaneceu oito anos conosco. Pare!

O governo municipal lança um programa dessa envergadura, com enorme investimento para melhorar a qualidade das instalações para o ensino, logo vem o outro dizer que ele fez mais e sem dinheiro, e de quebra ainda contratou 500. Dessa última coisa ninguém duvida. Contratar gente é uma marca registrada do PT. Isso ele sabe fazer e muito bem. Agora, fazer sem ter dinheiro signfica contrair dívidas. E isso também é marca registrada do PT. A dívida da prefeitura aumentou exponencialmente durante aqueles oito anos. Em nível nacional, a dívida pública disparou naqueles outros oito anos.

O que se espera? Que não se faça nada? Que se repita a mesma técnica da inércia e se fique brincando de administrar?

Nem Franca foi fundada em 1997 ou 2005, nem o Brasil foi descoberto em 2003. Problemas já existiam, e continuarão a existir. Alguns serão vencidos, mas outros surgirão. O desafio de viver é justamente o de buscar o progresso.

Conversinha não vai resolver nada e ninguém mais aguenta isso.

Um comentário:

  1. Excelente texto! concordo com cada palavra que foi dita. Parabéns!

    ResponderExcluir