quarta-feira, 30 de março de 2011

BRASIL: Na prática, uma ditadura civil


Ditador no dicionário Aurélio: “aquele que concentra todos os poderes do Estado. Ditadura: forma de governo em que todos os poderes se enfeixam nas mãos dum grupo, duma assembléia, dum partido político, ou duma classe; qualquer regime de governo que cerceia ou suprime as liberdades individuais”.


BRASIL: Na prática, uma ditadura civil -- 22/02/2011 - 13:22
texto de Félix Maier

Enquanto a nossa presidente fala demagogicamente em manter a “liberdade de imprensa” e a “liberdade de expressão” no país, na prática o que se verifica é o oposto.

Você sabe qual é o país em que o Google sofreu mais ordens para retirar conteúdo do ar? China? Irã?

Não, mesmo! Esses são fichinha perto do... Brasil!

Sim, nosso país é um dos que oferece menor liberdade de expressão política. Nem nos tempos da “ditadura” militar nós passamos por uma censura tão severa. Note que os programas humorísticos, de teor político, tão populares na época do regime militar, sumiram do ar: são proibidos por liminares e decisões judiciais.

Com isso, o Brasil conseguiu um recorde amargo, pelo menos na Internet:

Brasil bate recorde de notícias censuradas no Google

Para se ter uma idéia, o Google foi obrigado por autoridades brasileiras a tirar do ar 398 textos jornalísticos apenas na primeira metade do ano passado. Mais que na China e no Irã juntos!

São Paulo - Só na primeira metade do ano passado, o Google foi obrigado por autoridades brasileiras a tirar do ar 398 textos jornalísticos. Foi o recorde mundial do período. O dobro do segundo da lista, a Líbia. O dado está no relatório do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), divulgado ontem em São Paulo.

Além disso, nos dias finais da corrida eleitoral brasileira, os juízes brasileiros emitiram 21 ‘ordens de censura’, revela uma pesquisa do Centro Knight para o Jornalismo, do Texas (EUA). Muitas agências de notícias foram também multadas ou tiveram de remover conteúdos. “Esse quadro mostra que a censura e a autocensura, que vem junto, estão atingindo níveis muito sérios no Brasil”, resumiu Carlos Lauria, coordenador do CPJ, que veio ao Brasil apresentar o levantamento Ataques à Imprensa em 2010.

Ele distribuiu ainda outro texto, menor, sobre a situação na América Latina, em encontro promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI). “Nossos levantamentos apontam 44 jornalistas mortos em serviço e 145 presos, em todo o mundo, no ano passado”, resumiu.

A censura ao jornal O Estado de S. Paulo, hoje em seu 565º dia, é o destaque de abertura do levantamento sobre o continente. “É espantoso que, num país como o Brasil, um dos maiores jornais em circulação esteja proibido de noticiar um grande escândalo, que envolva figuras políticas conhecidas. Não consigo imaginar o ‘The Washington Post’ sendo proibido de publicar algo sobre o presidente ou sobre um ex-presidente americano”, disse ele.

Lauria vai a Brasília amanhã, onde se reunirá com autoridades do Planalto, da Secretaria das Comunicações e dos Direitos Humanos. A agenda inclui uma visita ao Supremo Tribunal Federal (STF).

(As informações são do jornal O Estado de S. Paulo)

Francisco Vianna

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=60153&cat=Artigos&vinda=S

Um comentário:

  1. Para quem não sabe, a censura ao jornal ESTADÃO é motivado por uma ação do filho do presidente do Senado Federal, ilustríssimo senhor JOSÉ SARNEY!!

    ResponderExcluir