domingo, 19 de junho de 2011

27 de junho - Dia do Quadrilheiro


Está chegando. Dia 27 de junho é o Dia do Quadrilheiro... Junino, é bom que se diga!
Tal data foi instituída pela Lei n° 12.390, de 3 de março de 2011. Portanto, neste próximo dia 27, vai ser a primeira vez que serão homenageados os quadrilheiros de todo o Brasil.
A idéia da homenagem ao quadrilheiro, na época em que o projeto de lei foi apresentado na Câmara Federal pela deputada Nilmar Ruiz (DEM/TO), gerou um certo desconforto, e os deputados, raposas espertas, acharam por bem acrescentar a palavra junino, para que os brasileiros não confundissem festas de São João com artigos do Código Penal. O relator da Comissão de Educação e Cultura, o deputado Neilton Mulim (PR/RJ) também acrescentou o parágrafo único ao Art. 2°, que diz: “Considera-se Quadrilheiro Junino o profissional que utiliza meio de expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição popular nas festas juninas”. Se essas providências não fossem tomadas, poderia até haver confusão no plenário, tal a quantidade de deputados que pediriam a palavra para agradecer a lembrança da homenagem.
Coincidência ou não, o fato é que a data escolhida tem muito a ver com o assunto. 27 de junho de 2005 foi a data em que a CPI dos Correios, que começara a investigar o escândalo do mensalão, convocou o deputado Roberto Jefferson (PTB/RJ), cujos depoimentos precipitaram a descoberta da maior quadrilha de bandidos engravatados que o País conheceu.

No próximo 27 de junho, vamos lembrar ao Supremo Tribunal Federal que está mais do que na hora de mandar para a cadeia todos os quadrilheiros de junho, principalmente o todo poderoso chefão, que até agora escapou ileso até de ser inquirido, e com exceção, claro, dos dançarinos das festas de São João.
Chega de passar a mão na cabeça de bandidos, maconheiros e outros bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário